Top estratégias de sucesso para a divulgação do seu e-commerce

A sua loja virtual já está estruturada, a identidade visual e a parte técnica relacionada a programação também estão prontas, os produtos disponíveis no estoque já estão catalogados no website. Então já está tudo pronto e a loja já pode ser lançada, correto? Nada disso! Sem uma estratégia de divulgação o seu e-commerce tem grandes chances de fracassar, afinal, se ninguém conhece a sua loja, como espera que terá vendas?

Em outros posts do blog sobre e-commerce já demos várias dicas para ter uma loja virtual de sucesso, mas chegou a hora de um post dedicado a esta parte tão essencial e específica, pois no fim das contas, a divulgação da loja é um fator determinante para fazer com que as vendas aconteçam.

A primeira etapa da divulgação do e-commerce: muita pesquisa!

Para atrair tráfego qualificado é importante ter em mente de forma bem clara quem é o público-alvo que você deseja atingir. Depois de identificar as características principais do grupo, é que começa a etapa do planejamento da divulgação.

Procure saber mais do que apenas dados demográficos do público. “Classe AB, Mulheres 18-24 anos”. Viu como isso é algo genérico? A melhor definição do público é aquela capaz de responder perguntas sobre a personalidade e comportamento de cada indivíduo. Exemplos: Que horários o seu cliente acessa a internet? A maior parte do acesso é via mobile ou desktop? Ele costuma ler e-mails com frequência? Gosta de viagens e esportes de aventura ou prefere viagens para curtir a vida noturna? Compra mais via boleto ou cartão de crédito?

Você pode acrescentar mais perguntas que tenham relação com o produto que está sendo vendido no seu e-commerce e que sejam relevantes para o sucesso do seu negócio. Procure saber quais são as facilidades que o seu público leva em consideração na hora de fechar uma compra, como frete grátis, por exemplo.

Planejamento também na etapa de divulgação

A partir do momento que o público-alvo está totalmente definido, é hora de planejar as estratégias de divulgação. Essa é uma etapa que não pode ficar de fora do processo de divulgação do e-commerce. É este o momento de finalmente definir quais serão os canais utilizados. É necessário analisar as informações coletadas e perceber o que melhor funcionará para impactar o público.

SEO é importante sim!

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Há algumas pessoas que acreditam que o SEO não é mais necessário para posicionar bem uma página no Google. Esta é uma grande falácia. O SEO é indispensável. Para quem não conhece, esta sigla significa ‘search engine optimization’ e diz respeito a melhor posição do website em páginas de busca. A página mais utilizada é a do Google, por isso, costumamos desenvolver melhorias no website com foco nele, mas elas acabam influenciando outros buscadores menores, como o Bing, por exemplo.

No caso de e-commerces, uma vantagem do SEO para a divulgação dos produtos disponíveis para venda na loja, é o fato dele otimizar a busca do usuário. Ao invés dele cair na homepage da loja, pode ser direcionado para a página específica do produto que ele está buscando. Isso é interessante para que o interesse no produto não seja perdido.

Links patrocinados

Os links patrocinados compõem uma estratégia de divulgação mais imediatista. Os mais utilizados costumam ser o Google Adwords e Facebok ADS. O Google Adwords é ótimo para divulgação de e-commerce pois possui diversas funcionalidades interessantes, como por exemplo, o chamado remarketing, onde o anúncio é mostrado especificamente para visitantes que já acessaram o website. Há um formato de anúncios intitulado Google Shopping que é voltado a divulgação dos produtos de lojas virtuais e facilita muito na hora de anunciar determinados produtos.

No caso do Facebook ADS, a divulgação não costuma ser feita de forma tão agressiva, com foco na venda. O maior foco da divulgação na rede é o relacionamento entre a loja e o possível cliente. É um local apropriado para você mostrar a loja para o público, como alguém que diz “Hey, estou aqui e podemos ser amigos”.

Estratégias de divulgação via e-mail marketing

Antes de iniciar uma campanha via e-mail marketing, é necessário captar uma lista de e-mails. Em hipótese alguma, jamais, nunca compre uma lista de e-mails! Spam não é eficiente, não gera resultados, irrita os usuários e mancha a imagem de sua empresa. Você deve enviar e-mails apenas aquelas pessoas que aceitaram estar na sua lista, o chamado “opt-in”. O e-mail marketing é interessante para divulgar promoções e novidades da loja.

Ações com influenciadores digitais

Os blogueiros, ou influenciadores digitais, são excelentes aliados da divulgação efetiva de um e-commerce. A melhor maneira de trabalhar com influenciadores é transformá-los em embaixadores da marca. Eles atuarão como porta-vozes da empresa e toda novidade será anunciada através das suas redes sociais. Os blogueiros costumam ter muitos fãs que acreditam na sua opinião.

Na hora de contratar um influenciador digital é importante optar por um que produza conteúdo de qualidade, transmita sinceridade e tenha afinidade com o seu público-alvo. Ainda sobre a divulgação “boca-a-boca”, é importante que a página dos produtos tenha botões de compartilhamento, assim, o próprio visitantes poderá divulgar a loja para os seus amigos.

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Divulgue releases da loja para a imprensa

O release, ou press release, é um tipo de texto escrito com o propósito de divulgar algum produto, evento, ação, etc. É ideal para ações de lançamento de lojas virtuais, pois assim, através da imprensa, as pessoas passam a ficar sabendo do seu negócio.

Sites de comparação de preços

Estar em site de comparação de preços, como o buscapé, por exemplo, é uma maneira interessante de não só divulgar a sua loja, mas também de passar credibilidade, pois geralmente estes sites verificam a idoneidade da loja. Assim, muitos consumidores sentem mais seguros em efetuar a compra e também ficam sabendo mais facilmente das suas promoções.

Estas foram algumas ações de divulgação de e-commerce separadas pela PontoW para que o seu negócio seja um sucesso. É importante separar uma verba apenas para esta etapa. Alguns especialistas apontam que o investimento inicial deve ser separado 30% para a implementação da plataforma e os 70% restantes sejam utilizados para o marketing digital. Parece muito, mas é a maneira de dar mais retorno.

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre divulgação de e-commerce? Conte pra gente nos comentários. Vamos adorar saber a sua opinião!